Senador Zequinha Marinho

Senador Zequinha Marinho

Biografia

Zequinha Marinho

Conheça a história e trajetória política do Senador:

Trajetória

Nasceu em Araguacema, no Tocantins, em 18 em de setembro de 1959. Trabalhou como comerciário, técnico em contabilidade e servidor público municipal. É funcionário licenciado do Banco da Amazônia. Formou-se em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Teologia pela Faculdade João Calvino (DF) e Contabilidade pela Fundação Bradesco – Escola Ministro Jarbas Gonçalves Passarinho – Conceição do Araguaia – Pará.

Evangelista da Assembleia de Deus, é membro da Convenção de Ministros e Igrejas Assembleia de Deus do Estado do Pará – COMIEADEPA e Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil – CGADB.

Iniciou sua vida política em 1992 como candidato a prefeito – quando, mesmo não se elegendo, obteve a notoriedade política que o levou a concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa, nas eleições de 1994, chegando à primeira suplência e assumindo o mandato em 1997. Em 1998, é reeleito ao cargo de Deputado Estadual.

Pensando em contribuir ainda mais com o Pará, em 2002, Zequinha se candidatou ao cargo de Deputado Federal e foi eleito. Manteve-se representante paraense na Câmara dos Deputados por três mandatos consecutivos, tendo sido eleito presidente da Comissão de Legislação Participativa (CLP) e vice-presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) e atuado ativamente em diversas comissões.

Em 2014, representou sua gente na função de vice-governador do Pará. Tornou-se o primeiro vice-governador da Região Sul do estado do Pará. Em 2018, foi eleito para defender os interesses dos paraenses no Senado Federal. Considerado um dos maiores líderes políticos do interior do Pará e um dos pouquíssimos parlamentares que obteve votos em todos os 144 municípios paraenses, em todas as eleições que concorreu para o congresso nacional.

No Senado, foi nomeado presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), assim como assumiu a presidência da Subcomissão de Acompanhamento das Obras de Belo Monte e das Frentes Parlamentares em Defesa do Consumidor de Energia Elétrica da Região Norte e em Defesa da Amazônia Legal.

Além disso, é membro de nove Comissões Permanentes do Senado e, em 2019, perante a Comissão Mista de Orçamento (um dos principais colegiados do Congresso Nacional) foi escolhido por seus pares para ser relator da Receita do Orçamento de 2020 – missão de grande relevância para ajudar a União a reduzir o déficit fiscal e aumentar o volume de investimentos no país.

Sobre a Meta
Sobre a Meta
Sobre a Meta

Está com dúvidas?

Entre em contato pelo WhatsApp!

Você já vai para o WhatsApp!

Mas antes, preencha os campos abaixo para que possamos lhe conhecer melhor:

Nome completo:
Mensagem: