A maior bancada do Congresso Nacional teve sua diretoria empossada, no início dessa semana, em cerimônia que contou com a presença de parlamentares, ministros de Estado e governadores. A nova diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para o biênio 2023-2024 será presidida pelo deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) e terá o senador Zequinha Marinho como seu vice-presidente no Senado Federal.
Em seu discurso de abertura do evento, o senador ressaltou o entrosamento da bancada que tem auxiliado no desenvolvimento do setor produtivo e no crescimento econômico, além de elogiar a eficiência da FPA no Congresso Nacional. “O trabalho da FPA, tanto na Câmara quanto no Senado, transcende qualquer entrosamento de um time multicampeão. A dedicação de cada um de nós faz o agro crescer, a economia girar e o Brasil liderar”, destacou o senador Zequinha Marinho, que foi reconduzido para mais uma vez ocupar a vice-presidência da FPA no Senado.
A bancada da FPA, para os próximos dois anos, será composta por 300 deputados e 44 senadores.
Ao falar da pujança e consistência do setor, especialmente, durante a pandemia, o presidente da FPA, Pedro Lupion, criticou os que se utilizam do segmento para distorcer fatos a respeito do agro brasileiro.
“Falo de um segmento que representou 27% do PIB do País em tempos de Covid-19 e que atingiu um superávit comercial de US$ 62,310 bilhões em 2022. Não vamos admitir que alterem a realidade do que o nosso setor representa para o Brasil. Somos, verdadeiramente, o esteio social e econômico da nação”, enfatizou Lupion.