O senador Zequinha Marinho reuniu na tarde desta quarta-feira, 5 de maio de 2021, prefeitos e líderes políticos do sul e sudeste do Pará para promover a assinatura ao Termo de Adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Coordenado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Sinapir é uma ferramenta importantíssima na promoção de igualdade para povos e comunidades tradicionais em todo o país.
Em sua fala de abertura do evento, o senador Zequinha destacou a diversidade de povos que habitam o Pará, “onde nós temos a presença do indígena e dos mais diversos grupos sociais. Temos uma população de 60 mil índios. São 55 diferentes etnias. É um grupo importante que precisa ser atendido em suas necessidades. Além deles, temos a questão dos quilombos, com grandes números de quilombolas. Todos os povos tradicionais precisam ser inseridos em nossa sociedade. Assim estaremos garantindo que eles tenham como participar do processo de desenvolvimento social, desfrutando das mesmas oportunidades que são dados a outros cidadãos”, defendeu o senador Zequinha Marinho.
Criado em 2010 pela Lei Nº 12.288, o Sinapir ainda sofre de baixa adesão por parte de estados e municípios. No Pará, apenas os municípios de Ananindeua e Tomé-Açu fazem parte do sistema. Dentre os benefícios, o Sinapir promove a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial executado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além disso, como participante do sistema, estados e municípios podem concorrer à bonificação de até 50% de pontos nos editais anuais da SNPIR. Os entes ainda poderão ter Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs) ligados às universidades estaduais ou federais, apresentando projetos que podem receber recursos financeiros.
Durante o encontro realizado na Câmara Municipal de Marabá, o coordenador-geral de Gestão do Sinapir defendeu a necessidade de o país avançar em ações de igualdade racial. “Assim todos estarão em um lugar de igualdade na largada, possibilitando a chegada ao pódio e a valorização das suas conquistas”, argumentou.
Para o secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), Paulo Roberto, é preciso “marcar um tempo de conquistas ofertados a todos. A SNPIR tem trabalhado arduamente para garantir ao brasileiro a entrega de uma política pública de resultados e conquistas, que jamais serão apagadas”, ressaltou o secretário.
Na próxima sexta-feira, 7 de maio de 2021, é a vez de Belém sediar o evento em prol das ações de promoção de igualdade racial. Serão dois encontros, para não gerar aglomerações e garantir a segurança de todos os presentes. No sábado, 8, o evento chega a Santarém, onde reunirá os prefeitos da região oeste e do Baixo Amazonas.