A nova diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) foi conhecida hoje, 02, em cerimônia que marcou a transmissão de cargo dos eleitos para o próximo biênio 2021/2022. O senador Zequinha Marinho foi escolhido vice-presidente da FPA e será o responsável por articular as proposições relevantes para o fortalecimento da atividade agropecuária.
Com o objetivo de estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento do agronegócio nacional, a FPA tem entre suas prioridades modernização da legislação trabalhista, fundiária e tributária, além da regulamentação de terras, a fim de garantir a segurança jurídica necessária à competitividade do setor.
De composição pluripartidária e reunindo 284 parlamentares (39 senadores e 245 deputados), a bancada é considerada a mais influente nas discussões e articulações de políticas públicas no âmbito do Poder Legislativo.
“Assumimos o compromisso no sentido de fomentar este segmento que, apesar da crise, tem se mostrado pujante e com condições reais de gerar mais empregos e renda. Precisamos, portanto, incentivar as potencialidades naturais do país para retomarmos a tendência de crescimento econômico”, analisou o senador Zequinha Marinho.
Na mesma linha do senador Zequinha, o novo presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), disse que “a missão da frente é proteger o setor que tanto gera empregos, renda, impostos e responde por 50%, de forma direta e indireta, do PIB desse país”, comentou.
A passagem de liderança da bancada contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que também já foi presidente da FPA (2018). A ministra enalteceu a importância do trabalho desenvolvido pela Frente Parlamentar da Agropecuária. “Nós estamos juntos para um novo momento para que as pautas do agro possam caminhar. Acho que é isso que os produtores e brasileiros esperam de nós - a frente novamente pronta para trabalhar em prol do nosso agronegócio”.
Também esteve presente o ministro-chefe da Secretaria de Governo do Brasil, general Luiz Eduardo Ramos. A solenidade foi marcada pelo descerramento da foto oficial do deputado federal Alceu Moreira na galeria de ex-presidentes da FPA.