Na última sexta-feira, 15, em Belém, a convite da reitora da Universidade Federal da Amazônia (Ufra), Dra. Herdjania Veras de Lima, o senador Zequinha Marinho participou de uma programação na sede daquela instituição de ensino superior.
O senador prestigiou a inauguração de uma cabine de medição elétrica, necessária à expansão da energia no campus Belém. A estrutura está localizada às proximidades do portão 2 da Ufra, Lá, Marinho fez o descerramento da placa de inauguração, juntamente com a reitora Herdiania e com o deputado federal Joaquim Passarinho (PL/PA), na presença de servidores e demais integrantes do corpo técnico da Ufra.
O dispositivo se trata de uma estrutura que reúne estrutura de medição e um disjuntor, recursos para melhor distribuir a energia elétrica dentro da universidade e garantir estabilidade. A cabine já havia sido construída há bastante tempo, encontrava-se fora dos mínimos padrões e normas necessárias para energizar a sede da Ufra.
Ainda na universidade, o senador Zequinha Marinho participou do ato de assinatura da ordem de serviço de resgate da obra do Centro de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação (CAPP).
Com investimentos de quase R$ 3,8 milhões, o CAPP, assim como a construção da cabine de energia elétrica do campus da Ufra, contaram com a iniciativa do senador Zequinha Marinho, que destinou recursos públicos por meio de emendas parlamentares de sua autoria. A obra do Centro estava paralisada desde 2011.
“Foram dois momentos importantes para o fortalecimento da Ufra, que é uma instituição necessária para a região e para o Brasil. O meu esforço e assim tenho feito, garantirá infraestrutura voltada à comunidade acadêmica e, no caso do CAAP, é um resgate de uma obra fundamental às atividades de pesquisa. Tudo isso acaba por beneficiar o povo do Pará, os produtores agrícolas, e o agro de uma maneira geral”, disse o senador.
"Importante que vocês conheçam nossas ações, saibam o que estamos fazendo e onde estamos investindo. Somos uma universidade cinco estrelas, em 2023 nós passamos por uma avaliação institucional, e obtivemos a nota cinco, a única na região norte. E, pode ter a certeza, tudo que o senhor nos ajudar, será muito bem reconhecido. Muito agradecido, de coração", destacou a reitora.