No último dia 5, a jovem Lucicleia Piedade, 15, moradora do bairro Tenoné, periferia de Belém, atuou, na sede do clube Cassazum, no primeiro treino como integrante da equipe sub 15 do Clube do Remo. Ela e o amigo Luiz Mauro Freitas, 16, morador do mesmo bairro, foram aprovados na peneirada do time azulino, da qual participaram cerca de 470 jovens atletas. A seleção ocorreu no último final de semana no Centro de Treinamento, localizado em Outeiro, distrito de Belém.
Os dois adolescentes fazem parte do projeto Passaporte para Vitória, desenvolvido pelo Instituto Léo Moura. Em todo Brasil já são 40 mil crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos atendidos. No Pará, 7.500 alunos já participam por meio da emenda do senador Zequinha Marinho. O trabalho social já chegou em áreas carentes de 25 polos regionais. Na capital, três são os polos: Guamá, Tenoné e Icoaraci. No Tenoné, 350 alunos participam das atividades socioeducativas.
“Queria me dar esse presente, de passar na peneira. Estou muito feliz, pois é meu clube do coração”, confessou a jovem, que integra agora a equipe feminina sub 15, e comemorou 15 anos no dia da seleção.
O jovem Luiz detalhou a desenvoltura que lhe garantiu a seleção. “Meti um corte lá no zagueiro, que ele passou que nem um ‘trem desgovernado’, e meti no canto esquerdo. Em seguida, o professor me chamou, pediu meu nome completo e o número de telefone”, lembrou.
Coordenadora do Polo do projeto social no bairro do Tenoné, Gilcileia Pinheiro não escondeu a satisfação e disse que a comunidade ficou mais interessada nas atividades destinadas às crianças e adolescentes. “Todos estamos muito felizes com o resultado conquistado por nossos alunos, o que é um estímulo para seguirmos nosso trabalho. Até o nosso Instagram aumentou o número de seguidores”, garantiu a coordenadora.
Serviço
Para participar do projeto Passaporte para Vitória, os responsáveis pela criança ou adolescente devem apresentar RG, CPF e Comprovante de Residência, já o aluno, uma foto 3X4, RG/Certidão de Nascimento, atestado médico e declaração escolar.