Destravar os investimentos em transporte e viabilizar a construção do trecho da Ferrovia Norte-Sul, interligando Açailândia/MA-Barcarena/PA. Estes foram os temas tratados pelo senador Zequinha Marinho com o diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT, Marcelo Chagas. “Somos um Estado rico, mas que não consegue transformar essa riqueza em melhoria de vida para a população. Precisamos de parceiros no governo federal que nos ajude a defender obras fundamentais para o desenvolvimento do nosso Pará”, comentou o senador.
Mesmo justificando que a construção da Norte-Sul não seria atribuição do DNIT, Marcelo Chagas disse ser favorável a implantação do trecho Açailândia-Barcarena. “O DNIT tem por atribuição a execução de obras nacionais. No caso da Norte-Sul, é a Valec que está à frente desse projeto. Na nossa visão, esse trecho é fundamental. A Ferrovia Carajás está praticamente com sua capacidade saturada. Está no limite. Vai ser um gargalo se for a única opção para a Norte-Sul”, ressaltou o diretor do DNIT.
O próximo passo a ser dado pelo senador Zequinha para garantir a construção do trecho da Norte-Sul no Pará é reunir com a diretoria e equipe técnica da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).