O senador Zequinha Marinho, coordenador da Bancada do Pará no Congresso Nacional, lembra que para garantir o benefício na redução da tarifa de energia, foi trilhado um longo caminho com o governo federal. Ele conta que participou de várias reuniões com a diretoria da Aneel, Casa Civil e Ministério de Minas e Energia, para “poder chegar num texto que atendesse aos paraenses e fizesse justiça com o Pará, estado que produz e exporta energia para todo o país”.
Depois de aprovada nas duas Casas (Câmara dos Deputados e Senado), a MP 1010/2020 chegou a ser alvo do Ministério da Economia, que manifestou a intenção em vetar o dispositivo que aplicava o benefício na tarifa dos paraenses. “Como forma de defender e apresentar os argumentos para a redução da tarifa, mandamos ofícios para o Ministério da Economia e para a ministra Flávia Arruda, da Secretaria de Governo. Não iriamos permitir que esse benefício fosse retirado dos paraenses”, comentou o senador que comemora a sanção da MP.
“O presidente Bolsonaro, com sua sensibilidade e atenção que vem dedicando para a Região Norte, compreendeu a importância da redução na tarifa de energia dos paraenses. Agora, é continuar lutando para ampliar os benefícios e reduzir ainda mais o valor da conta de energia que é cobrada no Pará”, conclui o senador Zequinha.