Autor do projeto que criou a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Mototaxistas e Motofretistas, o senador Zequinha Marinho apresentou proposta que institui o Dia Nacional do Motociclista Profissional. Pelo projeto, todo dia 29 de julho será lembrado em homenagem a esses trabalhadores. A data foi escolhida já que, neste mesmo dia, no ano de 2009, foi regulamentado o exercício das atividades profissionais em transporte com uso de motocicletas ou motonetas.
De acordo com o senador Zequinha Marinho, “homenagear esses profissionais, em uma data que já detém tanta relevância para a categoria, permite refletir sobre a realidade do trabalho que prestam e acerca dos perigos do trânsito que todos diariamente enfrentam em serviços de transporte de documentos, pequenas cargas e pessoas”, justifica.
De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), existem no Brasil mais de 31 milhões de pessoas habilitadas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria A. São cerca de 45% do total de habilitações emitidas no país.
Para o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Motociclistas Profissionais e Autônomos (Fenamoto), Nonato Alves, a iniciativa do senador Zequinha Marinho garante a valorização e o fortalecimento da categoria. “Agradecemos ao senador pelo trabalho que ele tem desenvolvido no sentido de contribuir para o avanço da nossa categoria”, declarou o presidente do Fenamoto.