Foi aprovado ontem, 13 de julho de 2022, no Senado Federal, o projeto de lei complementar (PLP 27/2020) que prevê a reformulação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. O senador Zequinha Marinho votou pela aprovação da proposta por entender que a gestão de recursos oficiais ou de fundos públicos ou privados pelas cooperativas de crédito aumentará as fontes de financiamento para a expansão da produção brasileira.
Segundo o Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), as cooperativas de crédito possuem atualmente a maior rede de atendimento entre as instituições financeiras do país, com mais de 7,6 mil pontos físicos. São, de acordo com esse levantamento, a única opção disponível em 264 municípios do país.
Ao defender a proposta, o senador Zequinha Marinho cita o documento “Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo”, do Banco Central do Brasil. O documento destaca que o cooperativismo de crédito é um relevante provedor de crédito a seus associados, com ênfase nas micro, pequenas e médias empresas e vem apresentando crescimento acima da média dos demais segmentos.
“Sobretudo neste momento que buscamos superar os impactos da pandemia na economia, vejo como fundamental aprovar medidas que estimulem e dinamizem a produção, assegurando mais crédito para que pequenos e médios produtores possam investir em seus negócios, gerando mais renda e oportunidades de emprego”, defendeu Zequinha.
Aprovado no Senado Federal, o projeto segue agora para sanção presidencial.