Senador Zequinha Marinho

Senador Zequinha Marinho

SENADO QUER AUMENTO DA PENA PARA MOTORISTAS ALCOOLIZADOS

Notícias

Novidades

07/02/2023 09:56h

SENADO QUER AUMENTO DA PENA PARA MOTORISTAS ALCOOLIZADOS

Na última década, 13.718 ciclistas morreram no trânsito brasileiro. De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), dos acidentes registrados no período de 2010 a 2019, 60% foram consequência de atropelamentos. Somente no primeiro semestre deste ano - apesar da redução do número de carros nas ruas por conta do isolamento social - foram registradas 690 internações de ciclistas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para tornar as rodovias mais seguras e reduzir o número de acidentes envolvendo ciclistas, tramita no Senado Federal o projeto de lei (PL 4668/2020) do senador Zequinha Marinho que incrementa as penas do homicídio e da lesão corporal praticados na direção de veículo automotor, quando o condutor estiver sob influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência.

O projeto endurece a pena aos condutores alcoolizados envolvidos em acidentes de trânsito. A reclusão, antes de cinco a oito anos para casos de homicídio, passará para seis a dez anos, com suspensão ou proibição do direito de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Segundo o senador Zequinha Marinho, é necessário endurecer as penas, pois “os condutores que, de forma irresponsável, ingerem bebidas alcóolicas ou fazem uso de substâncias psicoativas continuam a causar desastres automobilísticos, muitas vezes vitimando pedestres e ciclistas”, enfatiza o autor do projeto.

Além do aumento da pena, o projeto do senador Zequinha acrescenta inciso ao art. 313 do Código de Processo Penal para prever a possibilidade de decretação de prisão preventiva nos casos de homicídio culposo e de lesão corporal culposa de natureza grave ou gravíssima praticados por condutores sob influência de álcool ou de outra substância psicoativa.

Está com dúvidas?

Entre em contato pelo WhatsApp!

Você já vai para o WhatsApp!

Mas antes, preencha os campos abaixo para que possamos lhe conhecer melhor:

Nome completo:
Mensagem: