Autor do requerimento que instalou a Subcomissão Temporária de Acompanhamento das Obras de Belo Monte, o senador Zequinha Marinho assumiu a presidência do grupo parlamentar. Com o objetivo de fiscalizar e vistoriar a execução das obras da hidrelétrica, especialmente as ações condicionantes para reduzir os impactos socioambientais na região, a Subcomissão surge como um importante meio de interlocução da sociedade com a empresa Norte Energia, responsável pela construção da usina, e com o Governo Federal.
Na última terça-feira, 07, decreto presidencial extinguiu o Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS Xingu). Responsável em implementar políticas públicas e iniciativas para mais de 400 mil pessoas que habitam os 12 municípios impactados pela hidrelétrica, o PDRS Xingu tem R$ 500 milhões para a execução de ações mitigatórias e programas socioambientais.
Além de Zequinha, compõem a Subcomissão os senadores Élmano Ferrer (PODE-PI), Lucas Barreto (PSD-AP), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Chico Rodrigues (DEM-RR) e Plínio Arruda (PSDB-AM).