O senador Zequinha Marinho reuniu nessa quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020, com o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, para tratar sobre o desenvolvimento regional da Amazônia, em especial do Estado do Pará. Atualmente na presidência do Conselho da Amazônia, o general está com a missão de articular as políticas e integrar as ações federais para a região.
Para construir um planejamento de ações que tornem viável o desenvolvimento da Amazônia, o general tem feito uma série de visitas à região. Já passou pelos Estados do Amazonas e Roraima. O Pará será o próximo. De acordo com o vice-presidente, isso deverá acontecer logo após o Carnaval.
Como sugestão, o senador encaminhou ao vice-presidente uma lista com as demandas do Pará e que podem nortear as ações do Conselho da Amazônia.
Zequinha destacou a necessidade de ações mais efetivas que promovam a regularização fundiária e ambiental no Estado. Citou os atuais casos de conflitos agrários no Pará, justificando o problema do ordenamento territorial e a falta de títulos da maioria das terras na região. Convencido de que é necessário fazer o ordenamento na região, o vice-presidente ressaltou que a questão ambiental está diretamente associada à regularização fundiária. “Não tem como responsabilizar terra sem dono”, frisou.
O senador Zequinha, comentando sobre as potencialidades econômicas do Estado, defendeu ainda a legalização da atividade mineral como forma de promover uma mineração mais sustentável e que gere riquezas para toda a população.
A questão da infraestrutura foi outro ponto levantado pelo senador. Ele solicitou que o Conselho da Amazônia possa incentivar a construção de mais terminais portuárias no Estado, facilitando a integração e o acesso entre as regiões paraenses. “O governo tem dado andamento a construção de portos de pequeno porte na Amazônia. É interessante que esta iniciativa ganhe fôlego e possa avançar nos próximos anos”, ressaltou o senador.
Além dos portos, Zequinha comentou sobre as ações federais para impulsionar a aviação regional nas cidades do Pará, com a construção e reforma de aeródromos, e destacou ainda a necessidade do governo fortalecer o modal ferroviário na região.
A educação também mereceu destaque na conversa do senador com o vice-presidente. Lembrando que o Pará é um dos Estados com uma das menores taxas de pessoas com curso superior completo, Zequinha solicitou que o general possa ser um parceiro nas ações de interiorização da educação. “Como relator do projeto que cria a Universidade Federal do Xingu, entendo que é necessário expandirmos a interiorização do ensino superior, ampliando assim o número de vagas nas nossas universidades públicas”, defendeu.