Senador Zequinha Marinho

Senador Zequinha Marinho

SENADOR ZEQUINHA MARINHO COMEMORA ASSINATURA DE ACORDOS PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

Notícias

Novidades

09/02/2023 10:06h

SENADOR ZEQUINHA MARINHO COMEMORA ASSINATURA DE ACORDOS PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

Grande incentivador das ações de promoção da igualdade racial, o senador Zequinha Marinho participou – a convite da ministra Damares Alves – da cerimônia para a assinatura de cinco Acordos de Cooperação Técnica. Esses documentos, firmados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), facilitarão a elaboração de políticas públicas pela promoção da igualdade racial dentro de escolas, entre profissionais de saúde e até no sistema penitenciário nacional.

Com o mesmo compromisso de lutar pela promoção da igualdade racial, o senador Zequinha Marinho, ajudou o MMFDH a promover no Pará, no último mês de maio, três eventos regionais para viabilizar a assinatura, junto às Prefeituras Municipais, do Termo de Adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). “Somos todos iguais perante Deus. A luta pelo combate à discriminação racial precisa ser de todos. É por isso que faço parte desta importante ação do governo federal que vem para fortalecer as políticas de igualdade racial”, comentou o senador Zequinha.

Titular do MMFDH, a ministra Damares destacou também o envolvimento e o compromisso de outros ministérios para que o governo possa avançar com as ações de combate à discriminação racial. “Esse é um momento de união: o nosso governo trabalha unido pelos brasileiros. Só hoje, com essas assinaturas, nós reunimos quatro ministérios em torno de um mesmo tema. Essa transversalidade é um diferencial e nós estamos desenvolvendo a igualdade como deve ser. Todos juntos”, afirmou.

Para colaborar com a ação, foram chamados os ministérios da Saúde, Educação (MEC) e da Justiça e Segurança Pública. Este último, por exemplo, ajudará na implementação do projeto “A Segurança Pública na Promoção da Igualdade Racial”, por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen). De acordo com o MMFDH, o objetivo é capacitar integrantes do Sistema Único de Segurança para incentivar e qualificar as ações e atividades de promoção da Igualdade Étnico Racial, além da realização de eventos diversos sobre a temática.

Com o MEC, o acordo assinado nesta quarta-feira, 23, prevê a formação continuada de professores do ensino fundamental I (6 a 10 anos de idade), para implementação de ações de conscientização da igualdade racial nas escolas. A meta mínima é a formação de 1.000 professores, podendo alcançar um número de até 5.000 mil professores.

Está com dúvidas?

Entre em contato pelo WhatsApp!

Você já vai para o WhatsApp!

Mas antes, preencha os campos abaixo para que possamos lhe conhecer melhor:

Nome completo:
Mensagem: