Na condição de vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o senador Zequinha Marinho participou nesta quarta-feira, 10 de março de 2021, de reunião remota com a diretoria da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para falar sobre projetos de inovação que estimulem o crescimento da produção brasileira. A instituição quer ampliar o relacionamento com o setor agropecuário que, atualmente, responde por 10% dos projetos desenvolvidos pela Embrapii.
Com o objetivo de fomentar a inovação por meio de parcerias entre empresas e instituições de pesquisa públicas e privadas, a Embrapii, desde sua implantação, já apoiou 1.141 projetos e promoveu mais de R$ 1,6 bilhão em projetos, trabalhando com 779 empresas.
O senador Zequinha Marinho destacou a necessidade de impulsionar projetos de inovação na região amazônica. “A Amazônia precisa da pesquisa e tecnologia para gerar renda. Um homem sem tecnologia e conhecimento irá viver de forma mais primitiva, rudimentar. Precisamos avançar com os métodos de inovação para alcançar uma produção sustentável e ampliar as possibilidades de geração de renda à população amazônica”, comentou o senador.
De acordo com o diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii, José Gordon, o diferencial da empresa é viabilizar projetos sem a travas existentes no setor público, tornando um processo mais ágil e com menor burocracia.
Além de discutir estratégias de inovação para a área da bioeconomia, com foco na região amazônica, foi solicitado pelo diretor da Embrapii que o senador Zequinha Marinho possa intervir junto à FPA para que a empresa apresente seu portfólio aos parlamentares que integram a Frente, intensificando a realização de projetos de inovação para o setor agro.