Na sessão deliberativa remota do Senado Federal desta quinta-feira, 08 de abril de 2021, o senador Zequinha Marinho foi escolhido pelos demais parlamentares para ocupar a quarta suplência de Secretário da Mesa Diretora para o biênio 2021-2023. Com a participação de Zequinha, o Pará ganha representação nesse grupo que auxilia o presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG) na condução dos trabalhos legislativos.
De acordo com o Regimento Interno do Senado, os suplentes de secretários podem atuar na supervisão das atividades administrativas da Casa, além de uma série de atribuições regimentais.
A Mesa do Senado é composta por um presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários. A duração dos mandatos dos membros da Mesa é de dois anos, sendo vedada a reeleição para o período imediatamente subsequente. Os membros da Mesa integram a chamada Comissão Diretora, responsável, entre outras coisas, pela administração interna do Senado e redação final dos projetos aprovados pelo plenário.
Além de seu trabalho na Comissão Diretora, o senador Zequinha Marinho acumula as funções de coordenador da bancada do Pará no Congresso Nacional e vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Também é membro de várias comissões permanentes da Casa, atuando intensamente na deliberação de matérias legislativas.