Um investimento de R$ 5 milhões do senador Zequinha Marinho vai permitir a instalação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Cacau e Chocolate, no município de Medicilândia (PA). O recurso foi direcionado por meio de emenda parlamentar e irá custear a construção e o custeio da unidade. O CVT tem por missão ampliar e fortalecer a produção da cadeia do cacau, promovendo a transferência de conhecimento tecnológico para o aperfeiçoamento do processo produtivo.
A nova unidade promove também o ensino e profissionalização voltados para a difusão do acesso aos conhecimentos científico e tecnológico e conhecimentos práticos na área de serviços técnicos. “O Pará disputa ano a ano com a Bahia o título de maior produtor de cacau do Brasil. Além da elevada produção, nossa amêndoa é de excelência, reconhecida em grandes eventos internacionais. Apoiar a cadeia do cacau e ajudar no aperfeiçoamento da produção garantirá sua expansão, gerando mais empregos e trazendo novos investimentos para o Estado”, comentou o senador Zequinha.
A emenda para a construção do CVT do Cacau e Chocolate está no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que aguarda a liberação do financeiro por parte da Secretaria de Governo para executar o cronograma de pagamento da obra.
De acordo com o ministro Marcos Montes, o Mapa aguarda a liberação do financeiro para poder repassar o recurso do CVT do Cacau e Chocolate. “A expectativa é que o financeiro chegue nas próximas semanas. Chegando isso, pagamos a emenda para garantir a unidade no Pará”, explicou o ministro.