Na próxima sexta-feira, 02 de julho de 2021, o senador Zequinha Marinho acompanhará as ministras Damares Alves (da Mulher, Família e Direitos Humanos) e Tereza Cristina (da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em viagem para o arquipélago do Marajó, no Pará. Na ocasião, serão entregues mais de 20 mil Contratos de Concessão de Uso (CCU), título provisório da terra. O ato faz parte do programa Abrace o Marajó, que terá seu Plano de Ação 2020/2023 apresentado e validado pelos agentes locais.
“O Abrace o Marajó representa um olhar mais atento do governo federal para os municípios do arquipélago. Durante décadas, essa região foi ignorada pelos governantes e, como consequência desse abandono, a região detém o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país”, comentou o senador Zequinha Marinho, que reforça seu compromisso para transformar a realidade da população local. “Temos que nos unir, buscar parcerias e trazer novas forças para desenvolver o Marajó. Potencial natural há. Precisamos de ações como o Abrace o Marajó”.
Além da entrega de título, o governo deverá conceder recursos financeiros por meio do Apoio Inicial, que é uma das modalidades de crédito disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para auxiliar os pequenos agricultores na produção de alimentos e na geração de renda.
Com o evento de apresentação do Plano de Ação 2020/2023 do Abrace o Marajó, e que será realizado no município de Soure, o governo federal espera promover integração dos representantes dos ministérios parceiros e demais atores do programa nacional com os prefeitos e suas respectivas equipes de trabalho. Deverão ser discutidos projetos prioritários que possam ser incorporados à programação 2020/2023 do Plano em execução no arquipélago.