Apesar do Pará ser um dos estados com maior potencial logístico do país, movimentando um número bastante expressivo de carretas em suas estradas, ainda não conta com uma Unidade Regional da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). É atendido pela Unidade Regional do Maranhão, que centraliza ainda as operações realizadas no Amapá e Tocantins, além é claro do Estado sede.
“O volume de cargas que circulam nas rodovias do Pará é muito maior do que a do Maranhão. Além disso, a frequência de linhas e horários interestaduais no Terminal Rodoviário de Belém chega a superar em dez vezes mais do que a do Terminal de São Luís. Ou seja, existe uma demanda que precisa ser melhor atendida pela agência”, defendeu o senador Zequinha Marinho.
Face ao volume elevado de atividades desenvolvidas pela ANTT no Pará e reafirmando o pleito do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Ministério dos Transportes/Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – 2º Unit. Estados Pará e Amapá (Sinsepmt), o senador Zequinha defendeu ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, a necessidade de uma unidade regional da ANTT no Pará para também atender a demanda do Amapá.
“Acho que faz todo o sentido”, comentou o ministro Tarcísio Freitas sobre a proposta apresentada pelo senador Zequinha.
A criação de uma nova unidade da ANTT no Pará, segundo o ministro, se justifica em razão do intenso volume de cargas transportadas no Estado. “Vou trabalhar por isso (unidade regional do Pará)”, concluiu Tarcísio.