Transformar o conhecimento técnico-científico das instituições de educação superior em ativo para o desenvolvimento das regiões brasileiras. Este é o objetivo do Programa de Centro de Desenvolvimento Regional (CDR), desenvolvido em parceria pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Atualmente, existem três centros em operação e mais dois outros em fase de implantação, nenhum deles na Região Norte.
Empenhado em levar para o Pará o 1º centro na região, o senador Zequinha Marinho esteve ontem, 09 de dezembro de 2019, reunido com o presidente da CGEE, Márcio Miranda e a diretoria do centro. Marcaram reuniões, a serem realizadas no Pará, já no começo do próximo ano, com representantes de instituições de ensino, governo, agências de fomento à pesquisa e setor produtivo para iniciar as tratativas a respeito da implantação do CDR no Estado.
Além de promover processos de desenvolvimento baseados em conhecimento, estimulando o desenvolvimento de competências locais e agregando valor à produção, os CDRs têm se mostrado bastante eficientes em explorar as vantagens competitivas de cada região. São importantes estruturas para a geração de mais riquezas, renda e emprego.