Com um faturamento de R$ 250 bilhões, a mineração brasileira é responsável por mais de 204 mil empregos diretos. São mais de 7.300 empresas e microempreendedores individuais que atuam neste importante setor que apresentou, no último ano, uma produção de 1.05 bilhão de toneladas. Para discutir e apresentar propostas para o futuro desse segmento, surge a Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin). O grupo será presidido pelo deputado federal Zé Silva (Solidariedade/MG) e, no Senado Federal, terá como vice-presidente o senador Zequinha Marinho.
“Encampo essa luta da Frente Parlamentar por compartilhar o mesmo entendimento de que não há desenvolvimento sem mineração e não pode haver mineração sem sustentabilidade”, ressaltou o senador Zequinha, vice-presidente da FPMin.
Os principais eixos a serem trabalhados pela FPMin são:
- combate urgente ao garimpo ilegal;
- mineração como força motriz para a transição energética;
- consolidação da mineração como base para a sustentabilidade do agronegócio;
- mapeamento do território brasileiro a fim de conhecer seu real potencial mineral;
- fortalecimento da indústria brasileira;
- incentivo à diversidade e inclusão na mineração.
A FPMin vem debater e construir novas políticas para viabilizar a transformação das atividades do setor. O objetivo da Frente é entregar à sociedade mais benefícios e evitar tragédias que tiram vidas e destroem o meio ambiente.