Na manhã desta terça-feira (25), no hotel Gran Mercure, em Belém do Pará, o senador Zequinha Marinho (PL-PA) participou da abertura do “Segundo Diálogo de Parlamentares da Região Amazônica sobre a Promoção da Restauração Florestal de Base Comunitária”. A programação prossegue até amanhã, 26.
Congressistas de oito países amazônicos estarão presentes em Belém para debater a conservação e o desenvolvimento sustentável. O encontro parlamentar antecede a Cúpula da Amazônia, que ocorrerá em agosto de 2023. Autoridades estaduais e representantes instituições de ensino e pesquisa também estiveram presentes na abertura do Parlamaz.
A atividade intraparlamentar é promovida pelo Parlamento Amazônico (Parlamaz), presidido pelo senador Nelsinho Trad (PSD / MS). A programação do Parlamaz é uma cooperação do Parlamaz com a Fundação Internacional Caucuses de Conservação.
O evento conta com o apoio do Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente e Banco Mundial. Os dois dias de evento devem reunir Caucuses Conservacionistas do Brasil, Colômbia e Peru; representantes de organizações internacionais; do governo do Brasil (presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho); de projetos de cooperação; e organizações da sociedade civil.
“Este evento é uma oportunidade de discutirmos os problemas amazônicos. O foco naturalmente é voltado à questão ambiental, mas não poderemos deixar de discutir questões sociais”, afirmou inicialmente o senador Zequinha Marinho. “É importantíssimo que as questões ecológica e social possam caminhar juntas e assim encontrarmos soluções à sociedade e ao meio ambiente”, acrescentou Marinho.
O presidente do Parlamento Amazônico, senador Nelsinho Trad falou sobre a expectativa da programação na capital paraense. “A melhor possível (expectativa), pois estaremos discutindo o que todo mundo está discutindo no mundo. E aqui estão reunidos parlamentares de oito países, que vivem, trabalham e que atuam em território amazônico, e nada melhor do que ouvir a narrativa deles”, destacou o senador do Mato Grosso.
Nesta quarta-feira (26), a programação ocorre na sede da Embrapa Amazônia Oriental, onde estão previstas visitas, paines, debate sobre legislação e a declaração do Parlamento Amazônico sobre a Cúpula da Amazônia.