Na manhã da última quinta-feira (9), na Fazenda Modelo, na cidade de Santarém, oeste do Pará, foi realizada a Abertura Nacional da Colheita de Soja 2022/2023, uma promoção da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), que contou com a presença do senador Zequinha Marinho. A produção da safra da soja 2022/2023 deve bater todos os patamares e a expectativa é de mais de 152 milhões de toneladas do grão.
Pela primeira vez a Colheita foi realizada no Pará. A abertura da programação foi conduzida pelo presidente da Aprosoja Pará, Vanderlei Ataídes, pelo diretor da entidade, em Santarém, Adelino Noimann. Também estiveram presentes representantes das Aprosojas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Santa Catarina, Bahia, Maranhão e Roraima.
Durante a cerimônia da Abertura Nacional da Colheita de Soja, o presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan, destacou os avanços da produção e os desafios do setor.
Cerca de mil produtores estiveram presentes no evento, além de representantes de empresas e estudantes. Em seu discurso, Zequinha destacou os produtores rurais pelo empenho do setor.
“Parabéns pela luta e o trabalho de vocês, aos empresários desse setor que impulsionam todo o dia para fazer o desenvolvimento acontecer. Como vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, representando o Senado, estou com vocês nessa luta e nos enfrentamentos diários para o avanço da produção. Vamos em frente. Feliz Colheita 22/23!”, destacou o senador.
A programação contou com as presenças do deputado federal Delegado Caveira (PL), do ex-ministro Aldo Rebelo, do analista de mercado da Pátria Agronegócios, Matheus Pereira, o diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, além do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém, José Roberto Branco Ramos e de autoridades locais.
No Pará, os produtores responsáveis por 96% de toda a produção local (cerca de 3.2 milhões de toneladas do grão) seguem o rígido Protocolo Verde de Grãos do Pará, que assegura o compromisso do setor com a preservação ambiental.
Congresso
A maior bancada do Congresso Nacional teve sua diretoria empossada, no início dessa semana, em cerimônia que contou com a presença de parlamentares, ministros de Estado e governadores. A nova diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária para o biênio 2023-2024 será presidida pelo deputado federal (PP-PR) e terá o senador Zequinha Marinho como seu vice-presidente no Senado Federal.